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APP ARSESP


Publicado em: 10/05/2017 18:53 | Fonte/Agência: imprensa@arsesp.sp.gov.br | Autor: arsesp

APP ARSESP

APP OFICIAL DA ARSESP


ARSESP LANÇA APP QUE PERMITE AOS CONSUMIDORES FAZER RECLAMAÇÕES E OBTER ORIENTAÇÕES SOBRE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO, GÁS CANALIZADO E ENERGIA ELÉTRICA

Com interface simples de navegação, o APLICATIVO ARSESP foi desenvolvido pela PRODESP,
com coordenação da Diretoria de Relações Institucionais da Agência

Com o intuito de orientar e solucionar problemas dos consumidores sobre os serviços de saneamento básico, gás canalizado ou energia elétrica, a ARSESP - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo lança, na II Semana do Consumidor

ARSESP, o aplicativo oficial da Agência, já disponível nas plataformas IOS (App Store) e ANDROID (Google Play Store).

0 APLICATIVO ARSESP foi desenvolvido pela PRODESP - Cia. de Tecnologia de Informação do Estado de São Paulo, com coordenação das áreas de Tecnologia da Informação, do Serviço de Atendimento ao Usuário e Comunicação, e supervisão da Superintendência da Diretoria de Relações Institucionais da Agência.

"Os celulares já ultrapassaram os computadores, sendo o dispositivo mais utilizado para acesso à Internet no Brasil. E os aplicativos vieram com o propósito de agregar facilidades ao nosso cotidiano. A Arsesp, com essa ferramenta, simplifica e torna mais acessível o atendimento aos consumidores desses serviços públicos, aproximando mais a agência do cidadão", afirma Paulo Athur Góes, Diretor de Relações Institucionais.

Com interface simples de navegação, no APLICATIVO ARSESP o consumidor poderá registrar a sua reclamação sobre os serviços de saneamento básico, gás canalizado ou energia elétrica, consultar seu andamento, encaminhar fotos e, também, conhecer os principais direitos e deveres dos consumidores.

Baixando o aplicativo em seu celular ou tablet, o consumidor irá visualizar logo na primeira tela os setores regulados pela Arsesp. Em saneamento básico e gás canalizado o procedimento é o mesmo: o consumidor que, por exemplo, desejar "registrar uma reclamação" poderá entrar com o protocolo da concessionária ou prestador de serviços e, assim, continuar o seu cadastro. Mas, se o consumidor não tiver o número do protocolo, sua solicitação será direcionada para tratamento inicial da concessionária. Lembrando que a Arsesp orienta os consumidores a buscarem o primeiro atendimento nos canais disponibilizados pelas concessionárias ou prestadoras de serviços que atendem a sua cidade.

O APLICATIVO ARSESP tem dois grandes diferenciais: o primeiro é que todos os registros e protocolos ficarão armazenados no celular, assim o usuário não precisa se preocupar em anotar os números de protocolo. O segundo diferencial é que os consumidores poderão consultar o passo a passo de todas as suas queixas registradas, como por exemplo: se a Arsesp já analisou o pedido, se já solicitou análise de sua reclamação à concessionária e qual a posição final sobre cada caso.

Para registrar reclamação sobre energia elétrica, o aplicativo redirecionará o consumidor direto para Espaço do Consumidor no site da aneel- Agencia Nacional de Energia Elétrica.

Vale ressaltar que a Arsesp atua, por meio de delegação da ANEEL, na fiscalização das distribuidoras de energia elétrica, PCHs e PCTs, situadas no Estado de São Paulo. por este motivo , as solicitações de reclamação são registradas no sistema da Agencia Federal .

O APLICATIVO ARSESP passa a ser um novo e ágil canal de atendimento, mas vale recordar que a Agência também oferece os canais de atendimento como os 0800 e o formulário no site oficial .

Dados do Serviço de atendimento ao usuário (SAU/ARSESP)

Em 2016, no setor de saneamento básico , foram registradas 4178 reclamações, representando queda de aproximadamente 25% em comparação com 2015, passado o pior período de escassez hídrica que assolou o Estado Paulista. Dentre os assuntos mais reclamados, o destaques positivo foi a diminuição de 53% nas demandas sobre falta de água, que passaram de 1742, em 2015, para 817, em 2016.

No setor de gás canalizado, as reclamações aumentarão 51% no total. Foram registradas 1.091, em 2016, entre 721, em 2015. As reclamações sobre cobrança aumentaram 80%enquanto as demandas sobre religião cresceram 67% ambas na comparação com 2015.

No setor de energia elétrica, a suspensão do serviço de teleatendimento da ANEEL, que durou 45 dias, de 06/05/16 a 20/06/16, prejudicou a comparação anual da quantidade de reclamações dos consumidores. Considerando apenas o ano de 2016, foram registradas 42.804 reclamações, com destaque para as demandas sobre variação de consumo, 6.838 ou 16% do total, e ressarcimento de danos elétricos, com 5.305 ou 12,3% da totalidade .

somando os três setores e considerando todos os tipos de manifestações e solicitações, foram atendidos aproximadamente 270 mil consumidores, no ano de 2016, no SAU da Arsesp.

SOBRE A ARSESP 

A Arsesp é uma autarquia de regime especial, vinculada á secretaria de governo do estado de são paulo, criada pela lei complementar n° 1.025, de 07 de dezembro de 2007, com objetivo de regular, controlar e fiscalizar, no âmbito do estado de são paulo, os serviços de distribuição de gás canalizado e, preservadas as competências e prerrogativas municipais, de saneamento básico.





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